Powered By Blogger

Participem

Informações a toda hora sobre a vida dos servidores do Estado do Rio de Janeiro e a política que nos envolve. Participe do Blog, deixe suas sugestões e seus comentários. Se inscreva e fique ligado nas últimas notícias.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Discriminação + Regularização de Pagamentos = Sem previsão

Em entrevista ao Bom Dia Rio, Gustavo Barbosa afirma ter que fazer escolhas






Na manhã desta quinta-feira, o Telejornal Bom Dia Rio entrevistou o Secretário de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Barbosa, que falou sobre a crise que o Estado enfrenta. 

Em pergunta feita pela repórter Silvana Ramiro, o secretário que acabou de voltar de Brasília falou sobre o encontro que aconteceu essa semana com a cúpula do Governo Federal. 

- A expectativa é que até o começo de agosto esse acordo seja finalizado. Nós continuamos com técnicos em Brasília para terminar de fazer acertos na burocracia que o processo exige. Existem situações no processo que precisam ser explicadas para o Tesouro Nacional. Paralelo a isso a União está terminando de regulamentar a Lei 159 que é a de Recuperação Fiscal, isso é através de um decreto que está indo. O Ministério da Fazenda deverá mandar amanhã ou segunda-feira para o Planalto, para que o Presidente possa homologar. Sendo homologado o Estado pode dar entrada para adesão ao processo do RRF - afirmou o secretário

Ainda de acordo com o secretário, é possível que as assinaturas desses termos aconteçam na primeira semana de agosto. 
A repórter ainda falou da entrada do dinheiro que virá por meio de empréstimo, no valor de R$ 3,5 bilhões que deve ser destinada prioritariamente ao pagamento dos servidores que estão em atraso e que atualmente está no montante de R$ 1,7 bilhões a dívida que o Estado tem com os seus servidores. Esse valor refere-se somente a 13º de 2016 e ao pagamento de maio.

Questionado sobre a possibilidade deste empréstimo sair em até 60 dias após a assinatura do acordo, Silvana afirma que outros meses ficarão pendentes e questiona se esse valor vai dar para pagar tudo. Em resposta o secretário afirma que esse dinheiro vai quitar todos os atrasados e vai dar estabilidade para que os outros pagamentos sejam feitos em dia. 

Sobre o pagamento de maio para alguns servidores, a repórter pergunta ao secretário, porque eles (fazendo referência a uma parcela dos servidores) e não eu?

- Primeiro, nós infelizmente não temos o dinheiro suficiente para liquidar todas as categorias. O Estado, desde o inicio que se previa a falta de recursos, direcionou os recursos para áreas estratégicas. Quais são elas? A segurança é paga sempre primeiro, junto com a Educação que é paga pelo FUNDEB. A Secretaria de Fazenda recebe em função de ser a máquina de arrecadação do Estado. Quando a gente tem um limite de recursos, a gente tem que fazer escolhas, e essa foi a escolha feita para tentar manter o minimo de funcionamento do Estado - afirmou Gustavo Barbosa

Silvana Ramiro ainda fala sobre a decisão judicial em suspender a liminar que obrigava o Estado a pagar os servidores da UERJ junto com os da Educação. Confira a matéria anterior


Questionado sobre a declaração do secretário da SECTIDS, Pedro Fernandes, que ao pedir demissão do cargo, declarou que havia discriminação feita pela Secretaria de Fazenda aos servidores, Gustavo Barbosa, mais uma vez volta a afirmar que o Estado precisa fazer escolhas e que estas foram as que garantiriam o funcionamento mínimo do Estado. 

Perguntado sobre os pagamentos atrasados e a normalidade dos próximos vencimentos, o secretário afirmou que somente após a saída do empréstimo é que tudo voltará ao normal e que somente de meados para o final de setembro é que tudo estaria em ordem. Também afirmou que não há qualquer previsão para o pagamento de maio dos servidores que estão em atraso.

Confira a entrevista ao Bom Dia Rio

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/bom-dia-rio/videos/t/edicoes/v/secretario-estadual-de-fazenda-comenta-sobre-a-situacao-financeira-do-rio/6004068/

Nota do Blog


Total absurdo e falta de respeito com os servidores. Não há explicação para esse tipo de discriminação que vem sendo feito com as pessoas. Antes de sermos servidores, somos cidadãos, que pagam seus impostos e que faz a máquina pública funcionar. Exigimos respeito. Vocês desarrumaram a casa e vocês tem que ser virar para colocar em ordem e não jogar nas costas daqueles que não tem absolutamente culpa nenhuma da falta de competência de governantes corruptos

Siga-nos no Twitter: https://twitter.com/servidordorio






Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE! Tomem cuidado com o conteúdo dos comentários postados. Todo e qualquer conteúdo com ofensas a seguidores do blog serão deletados. O conteúdo dos comentários são de inteira responsabilidade de quem os comenta. Nos reservamos no direito de excluir qualquer comentário abusivo.

Postagem em destaque

Agenda de Mobilização da Semana